Fernando Almeida Santos

Fernando Almeida Santos requested

Fernando Almeida Santos

VOGAL

Ordem dos Engenheiros

FORMAÇÃO
– Engenheiro Civil, Sénior e Especialista (em Segurança do Trabalho na Construção), pela
Ordem dos Engenheiros
– Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho (UM), em 1991
– MBA – Mestre em Gestão da Construção e do Património Imobiliário [UM, Faculdade
de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Universidade Católica, 2000]
– Especialização em Gestão e Coordenação de Segurança na Construção [Instituto
Superior Técnico (IST), 2001]


PERCURSO PROFISSIONAL
– Fundador e CEO da TABIQUE, empresa de serviços de Engenharia Civil – Gestão de Projeto, Fiscalização, Coordenação de Segurança e Ambiente
– Professor convidado em cursos de Gestão da Construção na UM, IC-FEUP e FUNDEC-IST, entre 2003 e 2010, e no Mestrado em Gestão Integrada de Ambiente, Qualidade e Segurança no IPCA entre 2009 a 2018
– Técnico Superior na construtora ENGIL entre 1991 e 2000


DIRIGENTE DA ORDEM DOS ENGENHEIROS
– Atual Bastonário da OE (2022-2025)
– Vice-Presidente Nacional da OE (2016-2022)
– Presidente (2010-2016) e Secretário (2004-2010) do Conselho Diretivo da Região Norte
– Delegado Distrital (2001-2004) e Delegado-Adjunto (1997-2001) da Delegação Distrital
de Braga.

Read More

Miguel Cruz

miguel cruz requested

Miguel Cruz

VOGAL

Infraestruturas de Portugal

Miguel Cruz é licenciado em Economia, com Doutoramento pela London Business School, assim como Mestre em Gestão e MBA com especialização em Finanças, pela Universidade Católica Portuguesa.

 

Atualmente é Presidente do Conselho de Administração Executivo da Infraestruturas de Portugal, S.A. desde agosto de 2022, acumulando, por inerência, os cargos de Presidente do Agrupamento Europeu de Interesse Económico Alta Velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP) e de Presidente da Assembleia do AEIE “Atlantic Corridor”, sendo ainda Presidente do Conselho de Administração da IP Engenharia, S.A desde setembro de 2022, e Presidente do Conselho de Administração da IP Telecom, Serviços de Telecomunicações, S.A. desde agosto de 2023.

 

Anteriormente, entre outras, exerceu as seguintes funções:

– Secretário de Estado do Tesouro do XXII Governo Constitucional (2020-2022);

– Presidente dos Conselhos de Administração da PARPÚBLICA – Participações Públicas SGPS, S.A., do Circuito do Estoril S.A., e da SAGESECUR – Sociedade de Estudos, Desenvolvimento e Participação em Projetos, S.A, e Vogal não executivo do Conselho de Administração da AdP-Águas de Portugal, SGPS, S.A (2017-2020);

– Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (2014-2017);

– Presidente do Conselho de Administração da ADI – Agência de Inovação, S.A. (2012-2014);

– Presidente do Conselho de Administração do CEDINTEC – Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos, S.A.;

– Vice-Presidente da SPGM – Sociedade de Investimento, S.A.;

– Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco S.A.;

– Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco, da FNABA – Federação Nacional de Associações de Business Angels; da AIEL – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, PME Investimento – Sociedade de Investimento, S.A., e da LISPÓLIS;

– Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, do POE e PRIME (Programas Comunitários);

– Gestor do Programa Energia e Subdiretor-Geral da Indústria, tendo também participado na génese do Research de Mercados Financeiros no então Banco CISF (Grupo Millennium BCP);

 

Desde 1989, é Professor convidado em diversas universidades e, em particular, na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Autónoma de Lisboa, onde é Professor Auxiliar Convidado.

 

Desde 2017, é Embaixador em Portugal para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Read More

Manuela Vaz

manual-vaz

Manuela Vaz

VOGAL

Accenture Consultores de Gestão SA

Manuela Vaz é atualmente a Presidente da Accenture em Portugal e membro do Comité Executivo da Accenture em Iberia.

 

Anteriormente desempenhava o cargo de Vice-Presidente da Accenture em Portugal com a responsabilidade das indústrias de Retalho, Consumo e Transportes, áreas que lidera desde 2017, a par do escritório do Porto.

 

Com mais de 25 anos de carreira em consultoria, tecnologias de informação e operações, Manuela Vaz iniciou a sua jornada profissional na Accenture em 1994, como consultora para as indústrias de bens de consumo e energia. Ao fim de alguns anos saiu para abraçar um projeto pessoal, acabando por regressar em 2007 para ocupar o cargo de Senior Manager, na área de Products.

 

Manuela Vaz tem sido responsável pelo desenvolvimento do negócio da Accenture em diversas indústrias, e liderando projectos complexos para organizações de referência, nacionais e internacionais, nas áreas de transformação digital, reengenharia de processos e desenho organizacional.

 

É licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, instituição da qual é Membro do Conselho Geral.

 

Com 52 anos, é casada e tem 3 filhos.

Read More

José Ribeiro Gonçalves

Jose Goncalves - requested

José Ribeiro Gonçalves

VOGAL

Accenture Consultores de Gestão SA

José Gonçalves é atualmente o Presidente do Conselho de Administração da Accenture Portugal e também membro da Comissão Executiva da Iberia Market Unit.

 

Com uma carreira profissional de cerca de 30 anos, José Gonçalves juntou-se à empresa em 1994, após ter concluído a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Durante a sua jornada na Accenture, tem estado focado nas áreas de negócio e transformação digital, design organizacional, engenharia de processos, implementação e outsourcing de serviços de TI. Com uma vasta experiência em consultoria, tecnologia e operações, tem trabalhado com as principais organizações nacionais e internacionais, nos mais diversos setores da economia, com uma forte especialização em Utilities e Energia.​

 

Possui um Certificado CPIM pela APICS Northern Colorado, um Certificado PDCG pela Universidade Católica Portuguesa, um Certificado PADE pela AESE / IESE Business School e concluiu o Advanced Management Program pela Northwestern University – Kellogg School of Management.​

Read More

Vitor Domingues dos Santos

Vitor Domingues dos Santos - requested

Vitor Domingues dos Santos

VOGAL

Metropolitano de Lisboa

Presidente do Conselho de Administração e CEO do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. desde 2017, funções que acumula com o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Ferconsult – Consultoria, Estudos e Projetos de Engenharia de Transportes e da Metrocom – Exploração de Espaços Comerciais.


Designado Presidente do Conselho Diretivo da AMOLIS – Associação Metropolitana de Operadores de Transporte de Lisboa, para o triénio 2022-2024. Trata-se de uma associação constituída em 04.02.2022, de direito privado e sem fins
lucrativos, que se constitui como uma plataforma de comunicação e partilha técnica, tecnológica e funcional entre os seus associados, os quais são operadores de transporte coletivo de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa.

 

Representou, entre outras entidades, os membros portugueses da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) no Policy Board, órgão de cúpula daquela associação, durante o mandato 2021- 2023.


Anteriormente, foi Assessor da Administração das sociedades participadas pela Cintra, S. A. em Portugal, empresa onde tinha desempenhado funções de Administrador Delegado entre 1999 e 2015.


Exerceu funções de Presidente Executivo do Conselho de Administração da Via Livre (2010-2015), da Euroscut Açores (2006-2015), da Auto Estradas Norte Litoral (2001-2015) e da Euroscut Algarve (2000-2015).


Vitor Domingues dos Santos foi Administrador Delegado na Ferrovial S.A e Ferrovial Agroman, aquando do arranque da atividade da empresa construtora em Portugal (1995-1999).


Ao nível associativo, foi Administrador da APACAP, Associação Portuguesa das Concessionárias de Pontes e Auto-Estradas com Portagem, e Vice-Presidente da Assembleia Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso Espanhola.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, possui um MBA (Master in Business Administration) com especialização em gestão Internacional, pela Universidade Católica Portuguesa e o Programa de Alta
Direção de Empresas (PADE), pela AESE – Escola de Negócios, filial portuguesa do IESE.


Chairman of the Board of Directors and CEO of Metropolitano de Lisboa, E.P.E. since 2017, in addition to the positions of Chairman of the Board of Directors of Ferconsult – Consultoria, Estudos e Projetos de Engenharia de Transportes and Metrocom – Exploração de Espaços Comerciais.


Appointed Chairman of the Board of AMOLIS – Associação Metropolitana de Operadores de Transporte de Lisboa, for the 2022-2024 triennium. This is a non-profit, private law association, established on 04.02.2022, which constitutes the platform for communication and technical, technological and functional
sharing among its members, namely operators of collective passenger transport in the Lisbon Metropolitan Area.


Represents, among other entities, the Portuguese members of the International Association of Public Transport (UITP), with a seat at the Policy Board, the Association’s highest decision-making body, for the 2021- 2023 term.


Acted previously as Advisor to the Board of Directors of the Portuguese subsidiary companies of Cintra, S.A., where he also took on the role of Managing Director from 1999 to 2015.


Executive Chairman of the Board of Directors of Via Livre (2010-2015), Euroscut Açores (2006-2015), Auto Estradas Norte Litoral (2001-2015) and Euroscut Algarve (2000-2015).


Vitor Domingues dos Santos was Managing Director at Ferrovial S.A and Ferrovial Agroman, when the construction company launched its activity in Portugal (1995-1999).


In terms of roles played in associations, he was Director of APACAP, the Portuguese Association of Bridge and Motorway Toll Concessionaires, and Vice-Chairman of the General Assembly of the Portuguese-Spanish Chamber of Commerce and Industry.
With a degree in Civil Engineering from the Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, he also has an MBA in International Management from the Universidade Católica Portuguesa, as well as the Senior Executives & CEO Programme for Companies (PADE), from AESE – Escola de Negócios, the
Portuguese branch of the IESE Business School.

Read More

Pedro Reis

Pedro Reis

Pedro Reis

VOGAL

Conselho da Diáspora Portuguesa

I) Percurso e Formação Académica (1985 – 2005)

 

Pedro Reis, 55 anos, é licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo complementado o seu percurso académico com formação na Harvard Business School (EUA) em Strategic Finance (2005), no Insead (França) no AMP – Advanced Management Program (1995) – e também na Universidade Católica, no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos (1994-95).

 

II) Distinções (1996 – 2014)

Em 1996 foi-lhe atribuído o “Prémio Gestores do Amanhã” pelo JNICT, Egon Zehnder e revista Fortunas & Negócios e, em 2013, recebeu o Prémio “Best Leader Awards” de melhor Líder na Gestão de Empresa Pública, bem como a distinção de “Personalidade do Ano” atribuído pela Interfranchising, em colaboração com a Associação Nacional de Franchising. Em Janeiro de 2014 recebeu o “Galardão Integração e Acolhimento” atribuído pela Liga dos Chineses em Portugal.

Em Abril de 2014, Pedro Reis foi condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelos serviços prestados ao país na internacionalização da sua economia.

 

III) Gestão e Consultoria (1991 – 2011)

Pedro Reis foi gestor e consultor de empresas durante mais de 20 anos em diversos sectores como o mobiliário, a engenharia, a publicidade e comunicação e, mais recentemente, o setor financeiro.

 

IV) AICEP (2011 – 2014)

De Dezembro de 2011 a Abril de 2014, Pedro Reis foi Presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e assegurou também a Secretaria Executiva do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE). Integrou ainda o Conselho Nacional para o Empreendedorismo e a Inovação, fez parte do Conselho da Indústria no âmbito do Ministério da Economia e foi membro da Reunião de Coordenação dos Assuntos Económicos e do Investimento (RCAEI), coordenando a Comissão Permanente de Apoio ao Investidor (CPAI). Pedro Reis foi membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Ventures e, presidiu ao Júri do Prémio “Mais Diplomacia Económica” organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

V) Millennium bcp (de 2014 a Janeiro 2022)

Desde Maio de 2014, Pedro Reis tornou-se Assessor Sénior da Comissão Executiva do Banco Millennium bcp.

Em Setembro de 2015, Pedro Reis tornou-se também administrador executivo da BCP Capital, na qualidade de seu CEO.

Em Novembro de 2017, Pedro Reis assumiu a Direção de Marketing Estratégico e Business Development de Empresas no Millennium bcp.

Em Dezembro de 2019, Pedro Reis assumiu a Direção de Banca Institucional no Millennium bcp.

 

VI) Vários

Durante vários anos foi colaborador regular de diversos órgãos de comunicação social, quer como colunista, quer como comentador residente, entre os quais a revista Fortuna, o jornal Independente e a TVI24.

Em Março de 2011 publicou o livro “Voltar a Crescer”, em que traça um diagnóstico da economia portuguesa com base num estudo feito junto de 55 empresários e gestores portugueses.

De Julho de 2014 a Janeiro de 2015, Pedro Reis foi Diretor Executivo da Plataforma de Media Privados que congrega os grupos de comunicação social Cofina, Controlinveste, Impresa, Media Capital e Renascença.

Em Outubro de 2014, Pedro Reis foi convidado para integrar o Conselho Consultivo da AEP.

Entre Julho de 2016 e Novembro de 2017 foi Presidente não executivo do Conselho Editorial do jornal económico online ECO.

Em Novembro de 2016, Pedro Reis foi convidado pela Universidade Católica Portuguesa para ministrar um módulo sobre o tema dos “Desafios da internacionalização das empresas e das economias” num curso para executivos.

Em Janeiro de 2017, Pedro Reis foi convidado para integrar o “Advisory Board” do programa “Imagens de Marca” da SIC Notícias.

Em Janeiro de 2019 integrou o Conselho Consultivo do Forum para a Competitividade por dois anos.

De Setembro de 2020 a Janeiro de 2022, Pedro Reis foi Presidente do Conselho Fiscal da COTEC Portugal, Associação Empresarial para a Inovação.

De Setembro de 2021 a Maio de 2022, foi convidado para coordenar o Grupo Trabalho Estado na Associação Business Roundtable Portugal que integra as 42 maiores empresas a atuarem na economia portuguesa.

 

VII) Agenda institucional

Desde 2015 é membro senador da plataforma “Portugal XXI”.

Em Fevereiro de 2022 foi convidado para integrar a Comissão de Aconselhamento Estratégico da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada.

Em Abril de 2022 passou a Presidente do Conselho Consultivo do International Club de Portugal.

Em Maio de 2022 integrou o Conselho Consultivo da plataforma “Portugal Agora”. Em Junho de 2022, Pedro Reis foi convidado para presidir ao Conselho Consultivo

do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Em Setembro de 2022 foi convidado para membro do Conselho Estratégico da

Proforum, Associação para o Desenvolvimento da Engenharia

Em Maio de 2023 Pedro Reis foi convidado para Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM)

Em Junho de 2023, foi desafiado para pertencer ao Conselho Estratégico para a atração de investimento externo da CIP

Em Julho de 2023, Pedro Reis foi convidado para integrar o Conselho Supremo da Cruz Vermelha Portuguesa

Read More

Rogério Colaço

rogerio colaco

Rogério Anacleto Cordeiro Colaço

VOGAL

Técnico Lisboa

Rogério Anacleto Cordeiro Colaço (Soure, 27 de junho de 1968) é um professor catedrático, cientista e autor de ficção científica português. Foi eleito presidente do Instituto Superior Técnico em 2020, cargo que exerce até ao presente. 

 

Engenheiro de formação, o seu percurso profissional iniciou-se em 1986 no Instituto Superior Técnico (IST) onde frequentou o curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.  

Em dezembro de 1991, terminou a licenciatura e é nomeado Assistente Estagiário no Departamento de Engenharia de Materiais do IST. [3] Em 2002, concluiu o seu doutoramento e inicia a sua carreira como professor, chegando a Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica em 2014, dando aulas em várias áreas, nomeadamente em tribologia, engenharia de materiais, materiais nano-estruturados, entre outras. 

Fundou o laboratório Nanolab em 2007 e o seu trabalho de investigação passou a abranger a biotribologia e os  biomateriais.  

Em 2012, deu início a uma nova investigação com o apoio da Cimpor SGPS, com o objectivo de descobrir formas de reduzir as emissões de CO2 na produção de cimento. Deste trabalho resultaram duas patentes e inúmeros artigos científicos. 

 É um dos membros fundadores da plataforma C5Lab – Sustainable Construction Materials Association, que procura combater as alterações climáticas inovando os processos utilizados pela indústria do cimento nacional e internacional e com o qual o NanoMatLab colabora. 

A 2 de Dezembro de 2019, é eleito presidente do Instituto Superior Técnico, exercendo o cargo desde o início de 2020.  

Integra as listas dos cientistas mais citados a nível mundial, inserindo-se no top 2% das respetivas áreas numa avaliação realizada pela Universidade de Stanford.  

Read More

Carlos Mineiro Aires

carlos mineiro aires

Carlos Mineiro Aires

VOGAL

Conselho Superior de Obras Públicas

  • Presidente da Comissão de Acompanhamento prevista na Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2022, de 29 de setembro de 2022, que promove a análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa;  
  • Presidente do Conselho Superior de Obras Públicas (1 julho 2022/2027) 
  • Bastonário da Ordem dos Engenheiros (Mandatos 2016/2019 e 2019/2022) 
  • Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (julho 2020/maio 2022) 
  • Administrador não executivo da Águas de Portugal Internacional, Grupo AdP (2016-2021) 
  • Presidente da Comissão Executiva da SIMARSUL, SA, Grupo AdP (2007-2015) 
  • Presidente do Conselho de Administração da Metropolitano de Lisboa (2003-2006) 
  • Presidente do Conselho de Administração da SIMTEJO, SA, Grupo AdP (2002-2003) 
  • Presidente (1999-2002) e vice-presidente (1994-1999) do Instituto da Água (INAG) 
  • Diretor do Projeto de Controle de Cheias da Região de Lisboa / INAG (1993-1999) 
  • Diretor do Gabinete de Saneamento Básico da Costa do Estoril (1988-1993) 
  • Membro do Conselho Económico e Social – CES (outubro de 2020/março de 2022) 
  • Presidente do Conselho Consultivo da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (maio 2021/…) 

Cargos Internacionais  

  • Membro do Comité Económico e Social Europeu- CESE (2020/ Set 2022) 
  • Presidente do World Council of Civil Engineers (WCCE) 
  • Presidente do Conselho de Engenharia Civil dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CECPC); 
  • Presidente da Federação das Associações de Engenheiros de Língua Portuguesa (FAELP);  

Conferencista em seminários, congressos e outros eventos, autor de artigos técnicos e de opinião, experiência em processos de planeamento e na área da cooperação internacional. 

Desenvolve atividade liberal e foi sócio fundador de duas empresas de serviços na área da engenharia.

Read More

José Peixoto do Nascimento

José Peixoto do Nascimento

VOGAL

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

José M. P. do Nascimento, Presidente da Assembleia Geral e membro do conselho estratégico da PROFORUM, é Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, é atualmente Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), onde é professor desde 1995.  

É investigador no Laboratório Associado – Instituto de Telecomunicações e no NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA – LINCS), tendo publicado mais de 70 publicações em capítulos de livros, revistas e conferências internacionais.   

Atualmente é membro da Ordem do Engenheiros, Membro vogal do Conselho de Administração da UNINOVA Instituto de Novas Tecnologias e Membro do Assembleia Geral da Lógica – Sociedade Gestora do Parque Tecnológico De Moura, E.M.

Read More

Cláudio de Jesus

Cláudio de Jesus

VOGAL

Águas de Portugal

Habilitações académicas  

É licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro (1991) e Mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (1996). Pós-graduado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa (2001).

 

Atividade profissional  

Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, primeiro como Diretor Técnico e mais tarde Administrador Delegado da Valorlis, cargo que desempenhou até 2004. 

SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, Administrador Delegado entre 2004 e 2009, e da Águas do Mondego, entre 2008 e 2009.  

Águas de Portugal Internacional, Administrador Executivo entre 2009 e maio de 2016, sendo responsável pela direção e coordenação de vários projetos do Grupo em mercados como Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste e Administrador das empresas AdP Timor Leste e Aquatec (Moçambique).  

Águas do Centro Litoral, Presidente do Conselho de Administração, entre julho de 2015 e junho de 2016.  

AdP Águas de Portugal, SGPS, Vogal do Conselho de Administração entre junho de 2015 e junho de 2020. 

É membro dos Órgãos Sociais da Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola no triénio 2020 – 2022, como Vogal Executivo da Direção. 

Foi Administrador da Water Europe, entre Junho de 2019 e Março de 2022, em representação do Grupo Águas de Portugal. A Water Europe é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas e que se dedica a projetos de Inovação no Setor da Água. 

Presidente Executivo do Conselho de Administração da AdP – Águas de Portugal Internacional, S.A., entre Julho 2016 e Maio de 2023 tendo como responsabilidade a gestão de todas as operações internacionais do Grupo Águas de Portugal, trabalhando atualmente em 12 países. 

É atualmente Presidente da Direção da TESE – Associação para o Desenvolvimento, ONGD dedicada aos temas da água, saneamento, energia, agricultura, educação e inovação, trabalhando em Portugal, Angola, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.

Read More
  • 1
  • 2