Metropolitano de Lisboa

Associado
1948-2023

METROPOLITANO DE LISBOA COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO 

Em 1885 surge a primeira proposta de construir um metropolitano em Lisboa. A intenção era traçar uma linha que ligasse Santa Apolónia a Algés passando pelo Rossio, Rua de São Bento, Janelas Verdes e Alcântara. 

Desde essa data até 1926, muitas propostas e estudos económicos e financeiros foram sendo lançados, análise e pareceres emitidos, e desistências de projetos. Nos anos que se seguiram, a construção de um metropolitano na capital parece ter ficado adormecida.

Em fevereiro de 1947, é entendido que a solução para a constituição de um metropolitano passaria pela constituição de uma empresa composta pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Carris (beneficiando-se da sua experiência na área dos transportes) e outros interessados privados que, para além de analisarem os projetos existentes preparassem, em cerca de quatro anos, um relatório relativamente às possibilidades de tal empreendimento.

No dia 07 de janeiro de 1948, a Câmara Municipal de Lisboa informara a imprensa que aprovara a constituição da sociedade Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L., as bases dos respetivos Estatutos e do seu Caderno de Encargos, e que esta Sociedade seria constituída pela própria CML, com capital maioritário (40%), pela Carris (13,3%), pelas entidades que requereram o privilégio dos estudos ou a concessão dos serviços (6,6%) e público (26,6%). A 21 de janeiro de 1948 são aprovados pelo Governo os Estatutos de uma sociedade anónima de responsabilidade limitada, denominada “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L”. 

No dia 26 de janeiro de 1948 é lavrada a escritura de constituição da nova sociedade “Metropolitano de Lisboa, S.A.R.L” bem como a escritura de concessão à Sociedade do exclusivo do estudo técnico e económico do metropolitano. 

Os   estudos   basearam-se   no   Plano   Diretor   de   Urbanização  de Lisboa e no Plano de Coordenação de Transportes Urbanos e Suburbanos. A 26 de maio de 1949 a Câmara Municipal de Lisboa aprovou o caderno de Encargos do Metro para a instalação e exploração do Metropolitano de Lisboa e, no dia 01 de julho é assinada a escritura de concessão para a instalação e exploração, em regime de exclusividade, desse serviço público.

Em 1950 verificou-se, contudo, que o capital acionista era insuficiente para avançar com o projeto do metro e afigurava-se necessária a realização de uma operação financeira urgente que possibilitasse ultrapassar tal impasse. Assim, em junho desse ano foi proposta a elevação do capital social, continuando a Câmara Municipal de Lisboa a deter a maioria do capital. Entretanto, os projetos de estruturas das galerias, estações, montagem de via, instalações de ventilação, abastecimento de energia e de sinalização, entre outros, iam prosseguindo.

No início de 1955, sete anos decorridos desde os estudos preliminares foram, então, assinados os contratos referentes à execução do 1º escalão da rede, constituída por 11 estações e 6,5 quilómetros de rede. As obras de construção tiveram início no mês de agosto desse ano, tendo ficado concluídas em outubro de 1959. De outubro a dezembro foram realizados testes e ensaios de via até à data da sua abertura ao público.

Em 29 de dezembro de 1959 Lisboa, orgulhosa, pode, finalmente, experimentar o seu metropolitano. Cerca de 100 anos depois de Londres e Nova Iorque, e 60 após Berlim e Paris. A cidade orgulhava-se, assim, de possuir o meio de transporte mais rápido de passageiros. No dia seguinte procedeu-se à abertura ao público do serviço de transporte do Metropolitano de Lisboa. Foi um acontecimento memorável para a cidade e muitos foram os lisboetas que quiseram experimentar o novo meio de transporte, sinónimo de modernidade, formando filas à entrada das estações, desde a madrugada de 30 de dezembro.

Passados 75 anos de serviço público, o Metropolitano continua a expandir-se e a modernizar-se, constituindo-se como um modo de transporte estruturante e o eixo central para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa, operando com elevados padrões de sustentabilidade económico-financeira, social e ambiental.

Website oficial do Associado

www.metrolisboa.pt 

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NOS

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A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na distribuição e exibição cinematográficas, detendo o maior número de complexos e salas de cinemas em Portugal.

A NOS conta com mais de 5,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão e mais de 5,4 milhões de casas passadas com fibra.

 

A NOS é líder na implementação da tecnologia 5G em Portugal, cobrindo mais de 90% da população portuguesa.

 

Mais informações em https://www.nos.pt/institucional

Website oficial do Associado

www.nos.pt 

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Mota-Engil

Fundado em 1946, o Grupo Mota‑Engil é hoje uma multinacional com atividade centrada na construção e gestão de infraestruturas, segmentada pelas áreas de Engenharia e Construção, Ambiente, Concessões, Energia e Serviços Industriais de Engenharia.

Líder em Portugal e com uma posição consolidada no ranking dos 25 maiores grupos europeus de construção, a Mota‑Engil marca presença em 22 países, repartidos pela Europa, África e América Latina, mantendo em cada mercado os mesmos standards de rigor, qualidade e capacidade de execução que permitiram afirmar a Mota‑Engil a nível internacional.

Website oficial do Associado

www.mota-engil.com 

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PCG Consulplano Viatunel

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A PCG Consulplano Viatúnel Engenharia S.A.  é uma sociedade anónima com capital social de EUR 1 000 000 pertencente ao grupo PCG Consulplano Group e que resulta da fusão da CONSULPLANO – Estudos, Projectos e Planeamento, S.A. constituída em l965, com a VIA TÚNEL – PGF, Projectos, Gestão e Fiscalização de Empreendimentos, Lda. em outubro de 2014.

 

Somos uma empresa privada de consultores de Engenharia que desenvolve a sua atividade nos sectores dos Estudos e Projetos de Engenharia, Consultoria de Engenharia e Gestão e Fiscalização de Obras, criando valor para os nossos clientes e oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis.

 

Somos uma equipa organizada e dinâmica, determinada em satisfazer os nossos clientes e parceiros na concretização das suas expectativas, atingindo os objetivos com elevados critérios de desempenho e rigor técnico.

 

A empresa reúne no seu quadro de colaboradores permanentes pessoal altamente qualificado, cuja prática operacional se apoia nas mais atualizadas tecnologias e metodologias de trabalho. Para além do seu quadro permanente, a empresa conta com o apoio de uma série de consultores independentes e beneficia da ligação a um conjunto importante de organizações técnicas e financeiras ligadas às suas áreas de atuação.

Website oficial do Associado

www.consulplano.pt 

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PCG Profabril XXI

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A PROFABRIL, S.A. foi fundada em 1963, como o Departamento de Engenharia da “CUF – Companhia União Fabril” (1865-1975), um dos maiores Grupos industriais da Península Ibérica.

 

A PROFABRIL tornou-se rapidamente na maior empresa portuguesa de engenharia, arquitetura e serviços de consultoria de infraestruturas e indústria, desenvolvendo a maioria dos projetos industriais do Grupo.

 

Com a extinção em 1975 da CUF, devido ao processo de nacionalizações levado a cabo em Portugal, a PROFABRIL passou a fazer parte do Grupo “IPE – Instituto das Participações do Estado” desempenhando o papel da sua principal empresa de projetos nas áreas de engenharia civil e industrial, até ao ano de 1993. Em Julho desse ano, a PROFABRIL foi privatizada, com a compra da maioria das suas ações pelos Grupos CONSULPLANO e José de Mello.

 

A empresa sempre se empenhou em realizar trabalhos de qualidade tanto no mercado interno como externo, adaptando a sua estrutura de projeto, criando delegações internacionais ou associando-se a companhias já existentes para áreas mais específicas. Esta orientação, deu vida a uma nova organização – o GRUPO PROFABRIL CONSULPLANO – com elevada qualificação especializada e interdisciplinar, apta a responder às mais exigentes solicitações dos nossos dias, tanto na área de consultoria como na de projeto de engenharia de detalhe.

 

A atividade do Grupo baseia-se na experiência adquirida nos milhares de estudos e projetos já executados. Atualmente, a sua dimensão e projeção internacional, permitem-lhe liderar consórcios, estabelecer operações de “project-finance” e desempenhar o papel de empreiteiro geral em contratos de vulto.

Website oficial do Associado

www.profabril.com

Projetos

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Prismeira

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A Prismeira é uma empresa que está constituída desde Janeiro de 1990. Desde o início da sua atividade que se dedica á fabricação de quadros modulares do Sistema Prisma, encontrando-se qualificada como Fabricante de Quadros Autorizados Schneider Electric. Com o decorrer do tempo especializou-se noutras áreas nomeadamente, Comercialização e Montagem de Postos de Transformação, Assistência Técnica e Sistemas de Automação

Website oficial do Associado

prismeira.pt

 

Projetos

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REN

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A REN – Redes Energéticas Nacionais é a empresa responsável por garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade e gás natural em Portugal Continental. São mais de 700 pessoas que trabalham todos os dias para conseguir cumprir esta missão, feita de forma transparente, objetiva, eficiente economicamente e com um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A REN atua de acordo com os objetivos energéticos da União Europeia, ajudando o Planeta a combater as alterações climáticas, sem esquecer a segurança e qualidade do abastecimento de energia, que é cada vez mais produzida por fontes renováveis.

Website oficial do Associado

www.ren.pt 

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The Navigator Company

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A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, cuja atividade se encontra alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no setor em todo o mundo. 

As pessoas, a sua qualidade de vida e o futuro do planeta inspiram e movem a The Navigator Company. A Companhia assume um compromisso com a criação de valor sustentável para os seus acionistas e para a sociedade como um todo, deixando às futuras gerações um planeta melhor, através de produtos e soluções sustentáveis naturais, recicláveis e biodegradáveis, que contribuem para a fixação de carbono, para a produção de oxigénio, para a proteção da biodiversidade, para a formação de solo e para o combate às alterações climáticas. 

Website oficial do Associado

www.thenavigatorcompany.com 

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SIEMENS

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A Siemens é um grupo tecnológico que opera em quase todos os países do mundo, centrando-se nas áreas da automação e da digitalização nas indústrias de processo e produção, infraestruturas inteligentes para edifícios e sistemas distribuídos de energia, soluções inteligentes de mobilidade para o transporte ferroviário, e tecnologia médica e serviços de saúde digitais. A empresa está em Portugal há 117 anos e empregava, a 30 de setembro de 2022, 3.222 profissionais. Ao longo dos últimos anos, sediou no país vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, TI e serviços partilhados, que exportam soluções e serviços made in Portugal para os cinco continentes.

Website oficial do Associado

www.siemens.pt 

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